Introdução
É um sistema de compra planejada, na qual um grupo de pessoas com o mesmo objetivo se reúne para adquirir um bem;
Cada consorciado paga uma parcela mensal para ter direito ao crédito;
Todos os meses um consorciado é contemplado através de sorteio. Há também a oportunidade de oferecer um lance para antecipar a contemplação;
O órgão que regulamenta e fiscaliza as normativas do consórcio no Brasil é o Banco Central.
CONTEMPLAÇÃO
Sorteio :
- É feito um sorteio mensal.
- O consorciado sorteado não precisa retirar o bem de imediato, caso
- não queira, o crédito entrará em aplicação e estará disponível
- quando desejar.
Lance :
- É feita oferta do lance pelo sistema.
- As regras em relação a data e o valor variam de acordo com a administradora.
- Após confirmada a contemplação o consorciado contemplado terá um prazo do pagamento deste lance.
ASSEMBLÉIA
O que é uma assembleia no consórcio?
São reuniões realizadas mensalmente pela administradora do consórcio para sorteio dos consorciados que serão contemplados.
Essas reuniões podem ser realizadas em formato presencial ou em ambiente online.
As parcelas devem estar em dia para que o consorciado participe da assembleia.
TAXAS DO CONSÓRCIO
Taxa Administrativa: O valor pago a administradora para gerir o grupo, administrar assembleias e contemplações. O valor varia de acordo com a administradora.
Fundo Reserva: O percentual mensal pago sobre o valor do bem, para compor um fundo financeiro do grupo. Ao fim do grupo os valores são devolvidos de acordo com a contribuição de cada um.
Seguro de Vida: Em geral garante o pagamento das parcelas em caso de morte ou invalidez. Mas as regras devem ser revistas de acordo com o contrato da administradora.
Adesão: É o percentual cobrado no ato da contratação do consórcio, pode variar de administradora para administradora.
Fundo Comum: É o percentual que o cliente paga referente ao crédito que contratou, e que soma de todos os participantes para gerar o saldo do grupo e as contemplações.
TIPOS DE LANCE
Sorteio: O consorciado sorteado é classificado através da pedra chave (conforme administradora ou através da loteria federal, é necessário consultar as regras das administradoras).
Fixo: É representado por uma porcentagem do crédito definida pela administradora do consórcio. Se mais de um consorciado oferecer este tipo de lance, o desempate ocorre através de sorteio ou leva em conta a pedra base do sorteio já existente.
Livre: Pode ser oferecido por qualquer consorciado, o que oferecer maior lance é contemplado. Os participantes que desejam oferecer esse tipo de lance informam a administradora antes do inicio da assembleia o valor a ser ofertado.
Embutido: O lance embutido ajuda o consorciado a adiantar sua contemplação. O consorciado utiliza parte da sua carta de crédito para pagar sua oferta do lance. Por exemplo, o valor limite para ser utilizado varia de acordo com a administradora.
ATUALIZAÇÃO DO CRÉDITO
Uma característica do consórcio é a atualização do crédito e das parcelas, conforme critério estabelecido em contrato, como um índice de preço ou a tabela do fabricante. A atualização acontece para todos os participantes do grupo, esteja ele contemplado ou não.
Um estudo realizado pelo economista da ABAC, Luiz Antonio Barbagallo, mostra que essa pode ser uma grande vantagem para aqueles que são contemplados no final do grupo.
"Sabemos que, ao pagar uma parcela reajustada, as anteriores já quitadas não sofrem correções. Ou seja, consorciados não pagam ajustes retroativos. É aí que está a
vantagem dos contemplados mais ao final do plano", explica.
ADMINISTRADORAS AUTORIZADAS PELA ABAC
Trabalhe sempre com empresas registradas e autorizadas pelo Banco Central do Brasil
Toda administradora de consórcios deve ser autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil, que é a autoridade responsável pela regulamentação e fiscalização do setor de consórcios.
Por isso, ao fazer parcerias, vendas ou compra de um consórcio, confirme que a empresa escolhida é autorizada. Você pode fazer isso diretamente no site do Banco
Central do Brasil. Ou consultar se a empresa é associada à ABAC, pois todas que fazem parte do nosso quadro associativo são autorizadas.
Confira a relação de associadas ABAC em: https://mla.bs/598a776f
DOCUMENTOS E DADOS
Documentações e dados necessários para contratação do consórcio.
Para a aquisição do consórcio é necessário a apresentação de:
- 1 cópia do RG e CPF;
- Comprovante de residência;
- Comprovante de renda;
- O cliente deverá comprovar uma renda de até 30% do valor da parcela, ou seja, comprovar até 3x o valor da parcela);
- Aceita como comprovação os 6 últimos extratos bancários de movimentação de conta, IR, holerite, pró-labore se for PJ) .
CÁLCULO DAS PARCELAS
Forma de cálculo: Crédito + Taxa Adm. + Fundo de Reserva = Cálculo
Parcela com Seguro: Categoria x %Seguro = Valor mensal do Seguro
Valor mensal do Seguro + Parcela sem Seguro
MATEMÁTICA BÁSICA DOS CÁLCULOS
R$ 11.000,00 / pelo crédito x 100 = 36,667%
36% é a porcentagem do lance para esse valor de crédito
Fórmula para abater
Prazo x Valor da parcela = Categoria
Categoria – O valor do lance = Novo saldo devedor
Novo saldo devedor / pelo prazo original(-1 PARCELA)
PÓS-VENDA
Pós-venda é a etapa que se inicia logo após o momento da aquisição de um produto ou serviço de uma empresa ou organização. A partir da entrega, o consumidor passa a usufruir do produto ou serviço adquirido.
Empresas focadas na satisfação do cliente não finalizam a relação de consumo somente até a aquisição de seus produtos ou serviços, elas focam na manutenção da relação pós-compra e da satisfação do cliente para garantir que o cliente volte a comprar e se torne fidelizado.
Em primeiro lugar, o suporte pós-venda eficaz agrega valor à nossa oferta. Os clientes percebem que recebem mais do que um produto, identificam que a empresa está disposta a orientá-los para que aproveite melhor o que ele comprou. Não só isso, entende que há valorização de suas opiniões pelos canais de comunicação, podendo notar o cumprimento das garantias oferecidas e as soluções apresentadas para resolver qualquer reclamação.
PÓS-VENDA
Vale destacar aqui que problemas no suporte encontram-se entre as principais queixas na internet. Em contrapartida, a qualidade do pós-venda pode reverter uma situação crítica e motivar comentários positivos para a reputação da marca.
A expressão “fechamento” da venda pode dar a impressão de que algo está se encerrando. Mas, na verdade, é aí que começa um novo ciclo. A maneira como sua loja agir a partir desse momento é que vai definir se sua marca cairá no esquecimento ou se ficará gravada na mente do consumidor.
Quer garantir que seus clientes se lembrem de sua loja sempre que precisarem de algo ou quando alguém pedir uma indicação de onde comprar?
Aposte no pós-venda!
5 DICAS PARA O PÓS-VENDA
1º Suporte eficiente
O cliente que adquiriu um produto ou serviço precisa se certificar e ter a confiança de que tem um canal pronto para atendê-lo.
2º Qualidade
A empresa deve resolver os problemas dos clientes com atenção de maneira ativa solicita e entregando sempre o que foi negociado.
3º Reciprocidade
O cliente que se mantém fiel deve ser recompensado de maneiras significativas a sua satisfação e engajamento com o produto/ empresa
4º Feedback
A empresa precisa entender o que está se passando na cabeça do cliente por isso faça follow-up!
5º Ações
A partir de informações de necessidades e explicativas do cliente coletados por uma ferramenta inteligente como um CRM a equipe de pós-venda terá diretrizes para novas oportunidades de negociações e fidelizações.
Criado em 11/01/2024 19:51